PPP SEVERA

RESUMO DO PROJETO POLÍTICO PEDAGÓGICO DA ESCOLA ESTADUAL SENADOR MANOEL SEVERIANO NUNES

O Projeto Político Pedagógico da Escola Estadual Senador Manoel Severiano Nunes caracteriza-se como um referencial novo, consistente e transformador, onde a nossa ação pedagógica encontrará os meios necessários para dinamizar-se, inovar-se e assumir uma contextualização plenamente identificada com os anseios mais urgentes da educação moderna.


  Compreendendo que o processo educativo se constrói através da interação social do ser humano, ou seja, pelas relações com os outros homens e pela sua ação sobre o mundo, que nossa Escola tem como linha pedagógica a teoria sócio-interacionista, pois acreditamos que o conhecimento não é inato e nem só transmitido; não está só no sujeito e nem é dado apenas pelo objeto, mas se forma pela interação entre ambos (professor e aluno).



Reconhecemos como desafios para educação nestes tempos: formar integralmente, num mundo fragmentado; acompanhar os avanços do conhecimento e das tecnologias; desenvolver a um tempo a criatividade e a solidariedade, num mundo competitivo e violento; formar em valores, num mundo do imediato e do relativo; criar consciência ecológica, num mundo físico depredado; exercitar linguagens que permitam a comunicação, num mundo planetarizado; ensinar a aprender a aprender sempre, num mundo em que a educação será permanente...


         
         A educação é um processo integral, contínuo e progressivo de crescimento em comunidade, através do qual a pessoa humana desenvolve sua identidade pessoal e comunitária. O centro desse processo educativo é a pessoa humana em suas características mais estáveis (a unidade nos níveis físico, psíquico e espiritual), e em sua historicidade (situada no tempo, no espaço e no seu contexto cultural).
O conhecimento é o conjunto das representações que o sujeito dá ao mundo, relativas ao momento histórico de cada sujeito e da sociedade na qual está inserido.

          O conhecimento não tem um fim em si mesmo, mas é instrumento de compreensão e transformação da realidade. A apropriação e a produção do conhecimento na escola realizam-se através da interdisciplinaridade, de forma crítica, de modo que cada pessoa humana seja sujeito do próprio desenvolvimento, e o assuma de forma livre e responsável, com respeito à ordem democrática.
O cotidiano da escola está vinculado à vida cidadã, através da articulação de aspectos como: saúde, sexualidade, vida familiar e social, meio ambiente, trabalho, política, ciência e tecnologia, cultura, linguagens.

          A gestão escolar e a tomada de decisões são realizadas de forma participativa, envolvendo toda a comunidade educativa, tendo presente todos os segmentos dela.
O processo educativo é realizado de forma a favorecer: a autonomia de cada pessoa humana; a capacidade de ser responsável por si e pelas atitudes em relação aos outros e à natureza; o desenvolvimento do espírito de solidariedade para com a vida em todas as suas manifestações; o respeito ao bem comum; a sensibilidade ante o bem e o belo em todas as suas expressões; a criatividade e o espírito inventivo; a aceitação da diversidade de manifestações artísticas e culturais.
         O ambiente da escola leva em consideração a relação das pessoas entre si e com a natureza e deve acolher e predispor à atividade cultural, à convivência, criando-se um mínimo de “habilidade” necessária para que possa contribuir positivamente para o crescimento de todas as pessoas.







Nenhum comentário:

Deixe aqui a sua mensagem